OUVIDORIA: 0800 648 1143

AVANÇO NAS OBRAS DA NOVA PONTE DO GUAÍBA

A construção de uma segunda ponte sobre o Guaíba atende um anseio antigo dos gaúchos. A nova ponte vai ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado, proporcionando uma conexão sobre o Delta do Rio Jacuí e ligando também os demais estados do país ao porto de Rio Grande, assim como, a outros países do Mercosul. Além disso, a passagem de embarcações não impedirá o tráfego de veículos, como acontece hoje em dia na ponte atual, quando é necessário acionar o sistema de elevação do vão móvel da ponte, o que prejudica a fluidez do trânsito e causa congestionamento.

Atualmente, as atividades do Consórcio Ponte do Guaíba, responsável pelo empreendimento, estão concentradas na região do KM 99 da Rodovia BR 116/BR 290-RS. No local estão sendo cravadas as estacas pré-moldadas para compor a fundação dos blocos da travessia nas margens do acostamento interno e externo da pista, sentido ao interior do estado. Na sequência, será realizada a instalação dos pilares e o lançamento das travessas, vigas e lajes para compor o ramo que liga a pista atual à nova ponte.

No mês de agosto serão iniciados os serviços de pavimentação, instalação da iluminação e sinalização definitiva das vias na interseção sobre a Freeway e no alargamento de pista na Ilha das Flores.

Nos trechos em balanço sucessivo, que compõem os vãos principais da ponte sobre os canais de navegação, estão sendo realizadas as solidarizações das lajes que formam as pistas de tráfego dos veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê trafegabilidade operacional da nova ponte até o início de novembro deste ano.