OUVIDORIA: 0800 648 1143

Colaboradores imunizados contra a gripe

150615-vacina_h1n1

Na quarta-feira, dia 10 de junho, 266 colaboradores do Consórcio Ponte do Guaíba(CPG),  canteiros, administrativo, industriais um e dois, foram imunizados com a vacina trivalente, ou seja, uma única dose contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e Influenza – H1N1(Gripe A), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada 2015 no Hemisfério Sul.

A primeira campanha de vacinação na obra da nova Ponte do Guaíba foi oferecida gratuitamente pelo CPG aos funcionários antes da chegada do inverno. As doses foram adquiridas junto ao SESI-RS, que disponibilizou três técnicos de enfermagem para as aplicações. A ação do Consórcio contou com sua equipe para a campanha, a médica Cleusa Martins Florio, o técnico de enfermagem, Jeferson da Rosa e a assistente social, Alice Colombo, e demonstrou o compromisso da empresa construtora com a saúde e a qualidade de vida do seu quadro de colaboradores. “A saúde de cada um dos nossos colaboradores é fundamental e a prevenção às doenças faz parte do bem estar diário nesta obra”, definiu a médica Cleusa Martins Florio.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e causa 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias. A Influenza ou Gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ocorre mundialmente e manifesta-se durante o ano todo, com sazonalidade no final do outono e durante o inverno.

O contágio direto ocorre principalmente por meio das secreções das vias respiratórias de pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. O contágio indireto ocorre por meio das mãos, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, levando o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. A contaminação pelo vírus Influenza e o grande número de pessoas atingidas em curto período de tempo, colocam a gripe entre as doenças infecciosas de maior impacto negativo para as famílias, a sociedade e a economia. Dessa forma, a melhor forma de prevenção é através da vacinação anual.