OUVIDORIA: 0800 648 1143

CONSÓRCIO PONTE DO GUAÍBA INTENSIFICA O RITMO DAS OBRAS DA NOVA TRAVESSIA

O planejamento inicial das obras de Construção da Nova Ponte do Guaíba, previa a conclusão em outubro de 2017, no entanto, em razão da escassez de recursos, este prazo necessitou ser revisto.

Em novembro do ano passado, em visita ao empreendimento, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou um investimento em torno de 200 milhões. Com estes valores o Consórcio Construtor da ponte se reestruturou, mobilizando equipamentos e pessoas para adaptar-se à nova realidade, possibilitando a abertura de novas frentes de trabalho.

Dentre as novas atividades, podemos destacar:

Construção do balanço sucessivo: Trata-se da construção dos vãos da ponte sobre os principais canais de navegação (Canal do Humaitá e Saco do Cabral). Esta atividade apresenta o ponto com maior altura da obra, chegando a atingir 50 metros. Para sua execução, além de equipe especializada, estão sendo mobilizados equipamentos de grande porte como guindastes, elevadores, bombas de concreto, entre outros que chamam a atenção, em razão das suas dimensões e capacidade.

Construção da Ponte sobre o Saco da Alemoa: Esta obra faz-se necessária em razão da integração do tráfego de veículos da Nova Ponte, com os veículos que circulam no trecho existente da Rodovia BR 290/116. Para tanto, projetou-se a construção de mais duas pistas, junto a ponte existente sobre o Saco da Alemoa e o alargamento de um quilômetro de pista na Ilha das Flores. O início da cravação das estacas que compõem a fundação deste trecho em água já pode ser percebido pelos usuários da rodovia, através da movimentação dos equipamentos e estruturas de concreto.

Aterro com solo reforçado: Esta atividade é caracterizada pela cravação de estacas de concreto para reforço do solo junto ao alargamento de pista na Ilha das Flores, no sentido capital/interior. Atualmente, deu-se início nos trabalhos de supressão da vegetação naquela área, o que permitirá a entrada de equipamentos e pessoa para execução deste aterro.

Estas atividades entre outras, demonstra o compromisso do Consórcio construtor em concluir as obras da Nova Ponte do Guaíba, sempre adequando a qualidade na execução, a segurança dos envolvidos e as demandas do empreendedor.

Cabe ressaltar também que continuam sendo realizados de forma incansável, os trabalhos para aprovação dos projetos das áreas de reassentamento junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Após esta aprovação, será possível programar o remanejamento das famílias que ocupam as áreas de interesse da obra e iniciar-se a execução do empreendimento junto a estas comunidades.