OUVIDORIA: 0800 648 1143

Obra recebe visita de universitários do Paraná

060715-Unepar (47)_2

O Consórcio Ponte do Guaíba (CPG) recebeu, no sábado (4), a visita do primeiro grupo de estudantes e professores de uma universidade, no canteiro central no bairro Humaitá em Porto Alegre. O gerente de engenharia, Jandrey Plissari recepcionou uma comitiva formada por 50 pessoas entre alunos e docentes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, da Universidade Paranaense (Unipar), de Cascavel no Paraná.

O grupo conheceu os canteiros administrativo (central), onde está localizada a obra da nova ponte e foram guiados à uma visitação à balsa, onde ocorrem as fundações de estacas em água. Lá, puderam entender, na prática, como acontece a operação para a construção dos primeiros blocos dos vãos nos canais de navegação do rio. Também conheceram o Canteiro Industrial 1, em Canoas onde são produzidas as peças pré-formadas para a edificação da ponte.

O engenheiro Plissari destacou todos os detalhes previstos para este empreendimento, como a contratação por parte do cliente da obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do governo Federal, as técnicas e as metodologias construtivas em engenharia empregadas na nova ponte, as tecnologias utilizadas para o içamento das peças pré-fabricadas, as previsões em segurança e todo o contexto referente à política de reassentamento de moradias impactadas para viabilizar a obra na Capital gaúcha. As licenças ambientais, as compensações e os cuidados que uma obra deste porte deve ter, foram abordados pelo coordenador ambiental do CPG, o biólogo Paulo Motta, destacando os esforços que são necessários com o apoio das equipes, para manter e respeitar a flora e a fauna no prazo da construção da travessia.