OUVIDORIA: 0800 648 1143

Programa de Reassentamento conta com unidade móvel

O Consórcio Ponte do Guaíba, por meio de uma equipe de traba­lho social disponibiliza uma Unida­de Móvel de apoio às comunidades afetadas pelo traçado da nova pon­te. O grupo tem como objetivo, apre­sentar o processo de reassenta­mento e mudança de domicílio para a população impactada nas ilhas do Parque Delta do Jacuí, Bairro Ar­quipélago e Tio Zeca Areia, Bairro Humaitá, no continente.

O serviço é formado por duas as­sistentes sociais e quatro agentes comunitárias que promovem ações de caráter informativo e educativo sobre o desenvolvimento da obra junto aos moradores, além de pro­porcionar o exercício da formação cidadã e melhorias na qualidade de vida destas pessoas.

A Unidade Móvel circula diaria­mente nestas localidades e foi graficamente personalizada com a mascote da obra, a Lontra (Lutra longicaudis) – mamífero semiaquá­tico que habita rios e lagos e pode ser frequentemente encontrado no Parque Delta do Jacuí. A lontra faz parte da lista de animais ame­açados de extinção e foi escolhida como representante visual do em­preendimento.

O trabalho social se dedica a forta­lecer os princípios de organização e de integração, bem como sanar dúvidas relativas as questões de cadastramento para as novas mo­radias, encaminhamentos aos Cen­tros de Referência em Assistência Social (Cras), Saúde e Educação e aos órgãos responsáveis por cada situação.

Além de buscar auxílio na Unidade, as comunidades envolvidas pelo projeto da nova ponte, podem obter informações pela ouvidoria do Con­sórcio Ponte do Guaíba pelo telefo­ne 0800 648-1143.